top of page
Buscar

Sensores Absolutos

Atualizado: 13 de out. de 2025

O nome "sensor absoluto" deriva do fato de que o valor absoluto da tensão induzida na bobina de teste é medido. O sinal de um defeito ou de uma alteração nas propriedades do corpo de prova é sobreposto ao sinal quando o corpo de prova está livre de defeitos ou quando a bobina está vazia. O sinal de teste é, portanto, influenciado não apenas pelos defeitos, mas também pelas propriedades do material do corpo de prova e pelas condições ambientais. Se, por exemplo, o sensor aquecer durante a operação, sua resistência elétrica muda e o valor absoluto da tensão induzida começa a "vagar" (desviar). Esta é a principal desvantagem desses sistemas de sensores. Para suprimir essas e outras interferências semelhantes, uma bobina de compensação adicional é frequentemente conectada entre elas. Esta deve ser disposta de forma que não haja interação com o corpo de prova, mas que as influências ambientais sejam efetivamente suprimidas.


Se apenas as alterações no valor medido causadas por desvios nas propriedades da amostra forem exibidas, o valor absoluto deve ser compensado por essa alteração. A maneira mais simples de conseguir isso é por meio do chamado procedimento de liquidação. Aqui, são utilizados dois sensores absolutos, tão idênticos quanto possível, conectados um ao outro (como duas baterias idênticas, conectadas com seus polos negativos). A soma das duas tensões parciais é zero se houver corpos de prova com propriedades idênticas em ambas as bobinas. Nesse caso, ambas as bobinas fornecem sinais de medição iguais, que se cancelam mutuamente devido ao circuito elétrico.


Esse sistema de bobinas é chamado de sistema de diferença com comparação à distância. Nele, o objeto de teste é comparado com uma amostra de qualidade especificada, o "padrão de teste". Uma exibição só ocorre se o objeto de teste apresentar desvios em suas propriedades em relação ao padrão de teste. Uma diferença de 1% pode preencher toda a escala de exibição somente com a sensibilidade adequada do instrumento. Para obter sempre resultados de medição reproduzíveis com uma determinada configuração do instrumento, é conveniente marcar os sensores de forma que o mesmo sensor seja sempre usado como "sensor de referência".




 
 
 

Comentários


SmartEND

(31) 98024-9950

SmartEND

 

© 2035 by SmartEND. Powered and secured by Wix

 

bottom of page